Jaime Neto | desenvolvimento para web

mar/09

11

Instalando eeebuntu no eeepc


Pois é, comprei meu eeepc 900 depois de muito namorar com a prateleira e usando ele, percebi que o sistema operacional que vem nele, o Xandros (Linux) não é muito bom. Resolvi então testar o eeebuntu, que é uma versão do ubuntu feita especialmente para o eeepc. Pesquisando nos fórums, vi que tem alguma particularidades na instalação dele.

Antes de qualquer coisa, lembre de fazer backup de sua pasta /home e o que mais você deseja salvar do eeepc, pois vamos formatá-lo, ok?

Vamos aos passos:

1. Baixe o eeebuntu (http://www.eeebuntu.org).

O eeebuntu está disponível em três versões:

  • Standard é o mais completo, visual desktop, já com diversos aplicativos instalados, incluindo Firefox, Open Office, Banshee, Thunderbird, VLC, etc.
  • Netbook é similar ao Standard, só que com as opções mais facilmente acessíveis, criado especialmente para telas pequenas como as do eeepc. (Obs: Se você pretende instalar o compiz, esqueça essa versão…)
  • Base é a versão mais enxuta de todas, vem com pouquíssima coisa instalada, ideal para quem tem pouco espaço e para usuários avançados que preferem instalar cada coisa separadamente.

2. Fazendo boot pelo pendrive

Existem três formas básicas de se instalar um novo sistema operacional no eeepc: Usando um drive externo de CD, usando um SD Card, ou usando um pendrive. Eu usei a terceira opção.
A primeira coisa é encontrar um pendrive de pelo menos 1 GB, e gravar nele uma imagem da ISO que você baixou anteriormente.

Para gravar a imagem no pendrive, eu utilizei o programa unetbootin, pra Windows (uh!? é… vai ter que usar outro computador, ou encontre outro programa pra fazer isso… :P), que pode ser encontrado facilmente no baixaki ou no superdownloads. Tendo baixado o programa, é só executá-lo (não precisa instalar), selecionar a imagem do eeebuntu, e selecionar o pendrive em que vai ser gravada a imagem (lembre de fazer backup do que tiver no pendrive antes, pois ele será formatado!).

Feita a imagem, plugue o pendrive no eeepc, ligue-o e na primeira tela que aparece quando é ligado, aperte ESC (repetidas vezes, pra garantir) para aparecer a tela em que você pode escolher fazer o boot pelo pendrive. Se não der certo, reinicie e na tela inicial aperte F2 (repetidas vezes) para entrar no setup. Vá em Boot, Selecione Boot Device Priority e ponha Removable Dev como 1st Boot device. Salve e saia, e tente novamente o ESC.
Pronto, o eeebuntu deverá iniciar a partir do pendrive.

3. Instalando o eeebuntu

Agora estamos no eeebuntu via pendrive. Logo de cara você vai ver o ícone de instalação, a não ser que você esteja instalando a versão Netbook, nesse caso, vá pelo gerenciador de arquivos até a pasta Desktop e clique no ícone de instalação lá.

Siga normal com a instalação até a tela onde você pode particionar os discos. Selecione a opção “manual” e apague todas as partições criadas pelo Xandros. Com os discos vazios, selecione como formato de arquivos ext2, que é mais indicado para discos SSD, pois o ext3, apesar de oferecer mais segurança aos dados, faz muito mais acessos ao disco, o que não é bom para discos SSD. Se o seu eeepc tiver dois SSD, como o meu (um de 4 GB e outro de 16 GB), selecione o primeiro para ser o /, e o segundo para ser o /home, assim você vai estar deixando seus arquivos separados dos arquivos de programas. Siga em frente. Ignore a a mensagem dizendo que não foi escolhida nenhuma partição SWAP, e termine a instalação.

Agora vamos atualizar os repositórios. Vá em Sistema -> Administração -> Canais de Software e clique para adicionar. Digite deb http://repos.eeebuntu.org intrepid main non-free contrib. Agora vá em Sistema -> Administração -> Gerenciador de Atualizações e instale as atualizações.

Pronto, seu eeebuntu deve estar rodando bonitinho no seu eeepc. E pode ficar ainda mais bonito, se você instalar o compiz, mas não faça isso se tiver instalado a versão Netbook, pois não vai dar certo.

Mais dicas nos links:
http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=39896.0
http://wiki.eeeuser.com/getting_ubuntu_8.04_to_work_perfectly
http://wiki.ubuntu-br.org/ColocarHomeEmNovaParticao.

· ·

No comments yet.

Leave a Reply

<<

>>

Theme Design by devolux.nh2.me