Jaime Neto | desenvolvimento para web

set/11

5

Compartilhamento de teclado e mouse com Synergy


Você já se pegou numa situação em que está trabalhando em mais de um computador ao mesmo tempo e fica pra lá e pra cá trocando de teclado e mouse? Aí você pensa “Como seria bom se eu pudesse usar o mesmo teclado e o mesmo mouse para essas máquinas”. Pois isso é possivel, utilizando o software chamado Synergy. E o melhor, você pode compartilhar entre máquinas com sistemas operacionais diferentes, por exemplo, uma máquina com Windows, outra com Ubuntu e um Mac, todos usando os mesmos teclado e mouse.

Então vamos lá. Vamos ver como fazer pra utilizar o Synergy.

Versão para Windows

Vá ao site e baixe o instalador de acordo com sua versão do windows (32-bit ou 64-bit). Aqui vou usar a versão 1.4.3, que apesar de estar na versão Beta, funcionou bem nos testes que fiz.

http://adf.ly/2098272/synergy

Após instalado, e iniciado, você deve decidir que máquina vai ser servidora, ou seja, aquela que você vai usar o teclado e mouse para controlar as outras máquinas, e quais serão clientes.

Para a máquina servidora, clique no checkbox Server, em seguinda clique em Configure Server…

Vai aparecer um grid para você organizar a distribuição das máquinas, no centro, por padrão, fica a máquina que você está configurando, mas você pode movê-la pra outro quadro do grid. Clique na tela do canto superior direito e arraste para qualquer lugar no grid. Na imagem acima, que estou usando como exemplo, estou usando meu notebook como servidor, e ao lado direito, tenho um desktop usando Ubuntu. Essa configuração vai definir como você vai passar a controlar um computador ou o outro. No caso acima, quando eu passar o cursor do mouse além do canto direito da tela do meu nomebook, começo a controlar o desktop. Funciona exatamente como quando você utiliza dois monitores para uma mesma máquina, só que nesse caso são dois sistemas operacionais em duas máquinas distintas.

Após clicar na tela e arrastar para o grid, você deve configurar o nome da máquina cliente que acabou de adicionar. Dê dois cliques na telinha do grid, e digite o nome no campo Screen name. O nome deve ser o mesmo que você colocar quando for configurar a máquina cliente. Dê uma fuçada nas outras opções de configurações se quiser, mas não é necessário mexer mais em nada.

Clique OK e OK.

Se a máquina windows for cliente, na pimeira tela, clique no checkbox Client e digite o endereço IP da máquina servidora onde diz Name of the server. Se sua rede estiver bem configurada, em vez do ip você pode usar o nome das máquinas em vez do IP, mas com o IP é certo funcionar bem.

Clique Start. E aproveite.

 

Versão para Ubuntu

O ubuntu já tem o Synergy no repositório, o que significa que não há necessidade de baixar o instalador no site. Basta iniciar o terminal e digitar:

apt-get install synergy quicksynergy.

Fazendo isso você vai instalar o synergy, que no ubuntu funciona em linha de comando e o quicksinergy, que é o ambiente grafico para o synergy. Agora é só ir em Aplicativos > Acessorios > Synergy para iniciá-lo.

Semelhante a versão para windows, no quicksynergy você tem a máquina que está usando como servidor representada por esta casinha no centro, e quatro opções de posicionamento das máquinas, onde você pode definir os nomes delas, que deve ser o mesmo nome utilizado quando forem configuradas como máquinas clientes. Clique Executar, e sua máquina já estará funcionando como servidor. Agora é só configurar e iniciar as máquinas clientes.

Se a máquina que está usando o Ubuntu for uma máquina cliente, clique na aba Usar, no campo Hostname/endereço IP do servidor digite o IP da máquina servidora, ou o nome da máquina, se a rede estiver bem configurada, e em Nome da tela, digite o nome da máquina que você está configurando, que deve ser o mesmo nome utilizado ao configurar as máquinas clientes no Synergy na máquina servidora. Agora é só clicar em Executar e pronto. Você já pode utilizar o teclado e o mouse da máquina servidora para todos os computadores configurados como clientes.

 

· · ·

1 comment

  • Glauco Basilio · 1 de setembro de 2013 às 22:38

    Muito legal esse post cara! Uso o synergy quase que diariamente em casa. É um excelente projeto entretanto ontem estava escrevendo um post indicando essa dica e passei lá no site dos caras e descobri que eles estão com dificuldades financeiras para continuar o projeto. Poxa logo agora que o cliente para Android é o próximo item da lista de prioridades deles. Seria uma pena se o desenvolvimento cessasse.
    Maneiro o blog cara!

    Responder

Leave a Reply

<<

>>

Theme Design by devolux.nh2.me