Jaime Neto | desenvolvimento para web

dez/12

22

Zend Certified Engineer Zend Framework


Recebi o certificado ZFNo dia 27 de novembro, fiz a prova de certificação de Zend Framework. Venho agora compartilhar com vocês minha experiência e dar umas dicas de como estudar para os que estiverem interessados em fazer também.

Algumas pessoas talvez se perguntem “Por quê fazer uma prova de certificação?”. Há bons motivos para isso. Além de uma realização pessoal, que é o motivo que leva muita gente a fazer (acredite!), uma prova de certificação significa que a empresa que criou ou é responsável por uma linguagem/aplicação/ferramenta garante que você sabe utilizá-la bem, e isso é válido mundialmente. No mínimo é um grande diferencial no seu currículo, que poderá ter nele o selo oficial da certificação (esse que se encontra no site na coluna direita, acima). No caso das certificações da Zend Technologies, você ainda ganha o direito de entrar no grupo de profissionais certificados do LinkedIn e de se cadastrar na http://www.odesk.com, que podem abrir muitas portas.

Bom, vamos voltar para o exame. Para marcar a prova, você deve ir ao site da Pearson Vue, selecionar o local de prova (tem uma lista enorme lá) e escolher uma data disponível na lista que ele irá mostrar. O exame, até a data em que eu fiz, custava 195 dólares. Fiz minha prova em João Pessoa (PB) na Faculdade iDez, o que foi uma ótima surpresa, pois achei que o local mais próximo para mim seria em Recife (PE).

Antes de tudo, é bom se preparar. A primeira coisa a fazer é ter em mente que o exame cobra seus conhecimentos para o Zend Framework versão 1.5.3. Ou seja, toda aquela parte de Zend_Application, Zend_Tool e outras coisas que foram acrescentadas nas versões posteriores ficam de fora. ZF2 então, nem se fala! Sabendo disto, entre no site http://www.zend.com/services/certification/framework/ para ver a lista dos tópicos que são cobrados no exame. A partir daí, você já vai saber o que terá que estudar para ficar preparado.

Alguns materiais bastante úteis para estudar também são os seguintes:

Para estudar, eu fiz o seguinte: criei uma aplicação ZF, e para cada tópico da lista citada acima criei um controller, para cada bullet criei um ou mais actions e saí codificando tudo que era possível e testando tudo o que o ZF oferece relacionado à esses tópicos. Isso me ajudou a conhecer mais de perto muita coisa que eu não usava e ver várias formas alternativas de como utilizar recursos que eu já utilizava.

Fique esperto! É muito importante você estar bem familiarizado com as várias formas de fazer a mesma coisa no ZF, pois isso é bastante cobrado, além, é claro, da sintaxe. Cuidado com as pegadinhas (ou cascas de banana, se preferir), pois tem muitas! Então, leia a prova com muita atenção e sem pressa. Faça com calma que dá tempo! São 75 questões em 1h30 de prova. Como tem questões bem fáceis, sobra bastante tempo para as mais complicadinhas. Mas também não subestime a prova, pois ela pode ser bem difícil, dependendo de quanto você se preparou, pois o assunto é bastante extenso.

Bom, espero que esse post seja útil para aqueles que tenham interesse em fazer o exame. Boa sorte!

5 comments

  • Diogo Henrique · 23 de dezembro de 2012 às 11:41

    Parabéns Cara, em épocas em que muitos profissionais não estão interessados em certificação sempre vai ter um que vê a importância de uma certificação. Vamos nos destacar isso e o que importa. Parabéns !!

    Responder

  • Vinicius Teles · 23 de dezembro de 2012 às 21:43

    Parabens pelo seu objetivo concreto alcançado.

    Responder

  • Emanoel Medeiros · 24 de dezembro de 2012 às 14:25

    Tenho muito orgulho desse meu amigo! Parabéns Jaime!

    Responder

  • Gustavo Lobato · 25 de dezembro de 2012 às 9:52

    Parabéns fera, esse ano espero poder me dedicar pra tirar ela. A propósito depois nos diz como foi a mudança na sua visibilidade profissional no mercado, se aumentou o custo do seu trabalho para seus clientes, ou o salário, se recebeu propostas de trabalho de fora etc… Abraços

    Responder

  • Leonardo Janczak · 26 de julho de 2013 às 14:21

    Parabéns pelo canudo e obrigado por compartilhar as informações!

    Responder

Leave a Reply

<<

>>

Theme Design by devolux.nh2.me