Jaime Neto | desenvolvimento para web

fev/13

28

Kindle Fire vs iPad Mini


Kindle Fire vs iPad Mini
Eu sei, eu sei… Parece uma comparação bem injusta, afinal, o correto seria comparar o Kindle Fire HD, que é mais recente. Porém o motivo dessa comparação é bem simples: eu tinha um Kindle Fire e, recentemente, comprei um iPad mini. ;D

Bom, como não há como compará-los em relação ao hardware, já que o iPad Mini é bem mais recente, vou focar nos aspectos mais gerais, e no sistema operacional.

A primeira coisa que me chamou atenção no iPad Mini e que finalmente me fez querer ter um produto da Apple (explico isso mais adiante…) foi o tamanho da tela, a espessura e o peso do tablet. Eu nunca gostei do tamanho o iPad tradicional, 10 polegadas pode ser um tamanho ótimo pra quem só usa ele em casa, mas é muito grande pra quem gosta de estar sempre com seu tablet onde quer que vá.

Quanto a nunca ter tido vontade de ter produtos da Apple, não é que ache que os produtos sejam ruins. Longe disso, sempre soube que são excelentes, mas nunca gostei da filosofia da empresa e de como ela faz pra prender seus consumidores, obrigando você a usar os produtos (sempre caros) dela se quiser ter o máximo do que oferecem. Darei alguns exemplos mais a frente quando for falar sobre os sistemas operacionais.

Um dos pontos que os fanboys da Apple sempre gostam de argumentar é da quantidade de aplicativos disponíveis na iTunes Store em comparação com os aplicativos para Android da Play Store do Google. OK, realmente tem bem mais coisas, não se pode negar. Porém, pelo menos pra mim, nunca teve nada que eu tenha procurado para Android que não tenha achado, então, no fim das contas, não adianta existirem bilhões de aplicativos se você só usa uma centena. Se o Android também tem essa mesma centena de aplicativos, então esse argumento não vale de muita coisa.

Falando em aplicativos, vem aqui a minha maior crítica aos produtos da Apple: iTunes. Como era bom poder passar arquivos de qualquer computador para meu Kindle Fire simplesmente plugando ele no computador e usando como se fosse um pendrive, sem a necessidade de instalar nada. É um saco você só poder passar arquivos através do iTunes, além de muitas vezes inconveniente. Como se não bastasse, o Bluetooth não se conecta com outros aparelhos que não os da Apple, pois é um Bluetooth próprio. Mas nem vou falar muito do Bluetooth, pois o Kindle Fire nem Bluetooth tem (tem no KFHD). Outra personalização que incomoda um pouco é o conector, que não segue os padrões do mercado. Novamente a Apple faz tudo diferente, quando o Kindle Fire usa o já corriqueiro micro USB.

O iPad é mais bonito, sem dúvida, mais atraente e mais fácil de usar. Apesar que a Amazon fez um ótimo trabalho na personalização do Android pro Kindle Fire, tornando ele bem mais prático que o visual padrão do Android, que é legal também, mas é menos atraente e menos prático. Acredito que esse seja um argumento bom pra um usuário comum ou que tenha dificuldade com tecnologia, mas não é bem o caso, já que trabalho com isso.

Um argumento forte em favor do Android, é o leque de opções na hora de escolher seu tablet, você pode mudar do Kindle Fire pra um Samsung Galaxy (ou para um Tablet da Sony, ou qualquer outra marca que use Android, até mesmo um xingue-lingue chinês) e seus aplicativos comprados (na Play Store, não na loja da Amazon) irão servir em qualquer um desses (se o hardware permitir). Isso te permite comprar tablets mais em conta e ainda assim usar os mesmos aplicativos. Já o iPad, você só muda pra outro iPad mais novo, ou perde o que comprou na iTunes Store, sem falar dos preços absurdos, especialmente no Brasil.

Até esse ponto, parece até que me arrependi de comprá-lo, certo? Bom, eu estava decidido a comprar o Kindle Fire HD, até ver pessoalmente o iPad mini… Como falei antes, fiquei super atraído pelo tamanho, espessura e peso dele, e nem cheguei a vê-lo ligado, mas já fui pesquisar o preço na internet, vi que custava o equivalente ao KFHD, e resolvi dar uma chance à Apple. Consegui comprá-lo nos EUA, e, quer saber? Esse danado tem algo inexplicável que encanta mesmo. Eu entendo agora porque a maioria das pessoas que usam viram fanboys e acham que não há comparação. Só sendo um cara de TI, ligado em detalhes, e ainda não convertido a fanboy, pra encontrar tantos argumentos para balancear essa comparação mesmo.

Enfim, se alguém me perguntar hoje qual tablet comprar, a resposta será: se tiver muita grana pra gastar, ou tiver como comprar nos EUA, compre o iPad ou iPad mini. Se não tiver muita grana, compre um Android mais barato que também não decepciona. Mas pô, por melhor que seja o iPad, não vale o preço cobrado no Brasil, manda alguém trazer de lá, que aí sim, compensa!

Pois é, por mais que não goste da filosofia da empresa, a Apple me conquistou com o iPad mini, tem algo nele que dá vontade de ter um iPhone, um iPod e um Mac também. Assim dá pra entender a estratégia da empresa, mesmo que não simpatize com a idéia de ficar preso a ela, mas os caras sabem mesmo o que fazem, e fazem bem feito!

· ·

14 comments

  • Steve Jobs · 4 de março de 2013 às 23:28

    Você agora está infectado!

    Responder

  • celso menezes · 10 de julho de 2013 às 2:10

    Oi Jaime (de novo) rsrs..
    Te mandei uma pergunta lá sobre o kindle x tablet Samsung. Agora lendo seu post sobre Kindle X I pad-mini, pergunto: Kindle fire HD, Tablet Samsung ou Ipad-mini? E o objetivo maior continua sendo ler livros.

    Abçs,

    Celso.

    Responder

    • Admin comment by jaime · 10 de julho de 2013 às 7:52

      Tudo é muito relativo, cara… depende da sua finalidade. Eu, sinceramente estou apaixonado pelo ipad, e acho que se o preço não fizer diferença pra você, ou se for equivalente entre esses aparelhos, eu ficaria com o da apple. Tem umas coisinhas chatas da apple (que já falei no post), mas já me acostumei…

      Responder

  • celso menezes · 10 de julho de 2013 às 11:00

    Valeu Jaime, vou ver o que resolvo. Até mesmo pra leituras acha o IPAD melhor que os outros?
    Outra coisa, consigo resolver muitas coisas em relação ao KINDLE, ligando direto na Amazon Brasil. Ligação gratuita e atendimento nota 10, rápido, prático e com soluções. Se achar legal, experimente e divulgue ai no blog. 3958-5222.
    Grande abraço,

    Celso.

    Responder

    • Admin comment by jaime · 10 de julho de 2013 às 15:11

      Se você estiver falando do ipad de 10″, não… é muito grande e pesado para ler. Mas o iPad Mini, que tem 3,9″, é mais leve e fino, portanto mais confortável para ler, porém, assim como os outros tablets, a tela é brilhosa, e pode cansar a vista, dependendo do quanto você vá ler. Nesse quesito os ebook readers como o Kindle (da Amazon) ou o Kobo (da livraria cultura), que têm aquela tela que não reflete e são super leves.

      Obrigado pela dica da Amazon Brasil. Realmente, depois que a Amazon veio pra cá, já melhorou muita coisa. Não tenho mais o Kindle Fire, mas pretendo comprar um Kindle depois…

      Abraço,

      Responder

  • celso menezes · 10 de julho de 2013 às 22:35

    Mais uma coisinha.. Se eu decidir pelo Ipad mini ou pelo samsung, conseguirei passar os livros comprados da amazon para eles? OU perderei tudo? Abçs.

    Responder

    • Admin comment by jaime · 11 de julho de 2013 às 7:37

      Não perde não, basta instalar o aplicativo do Kindle.

      Responder

  • Francisco Eduardo · 23 de julho de 2013 às 11:30

    Olá Jaime ! Li seus artigos sobre o Kindle e, como fã incondicional desse leitor de e-books, quero parabeniza-lo, porque são muito esclarecedores, mesmo para quem (como eu) não possui conhecimentos técnicos em programação, hardware, etc. Vi que você é programador. Porque não nos apresenta os seus programas para leitores ou para a plataforma android, por exemplo ? Ou os programas que podemos usar nos nossos kindles !!! Com certeza serão muito úteis a muitos de nós. Um abraço do Rio de Janeiro, Francisco.

    Responder

    • Admin comment by jaime · 23 de julho de 2013 às 15:47

      Olá, Francisco. Agredeço o comentário. Realmente sou programador, mas não trabalho com aplicativos para dispositivos móveis. Atualmente trabalho mais na criação de sistemas pra web, portanto, não teria muito o que mostrar neste sentido. Mas, não descarto a possibilidade de trabalhar com isso, se acontecer, postarei aqui. 🙂

      Responder

  • Eduardo Junior · 8 de dezembro de 2013 às 22:35

    Boa noite Jaime!!

    Pelo que observei no seu blog, vc tem grandes conhecimentos dentre os modelos de tablets existentes no mercado. Gostaria de aproveitar a oportunidade e tirar algumas dúvidas com você!?? Minha esposa quer comprar um Tablet para utiliza-lo em audiências. (Ela é advogada) o equipamento seria para ler arquivos PDF, para receber e enviar emails, para utiliza-lo como auxilio remoto (team view) ao computador central que fica ligado no escritório e talvez se possível, até fazer algumas copias utilizando-o como scanner… Ela já possui um celular S3 da Samsung e por ter compatibilidade direta pensamos em comprar o novo Samsung Galaxy Note 10.1 2014 EDITION… ( Só o valor que ainda esta caro, mas paciência)… Em contra partida, fiquei muito interessado também no Amazon Kindle Fire HDX 8.9″… Que possui excelentes resultados dentre os vários tablets do mercado. O que me gerou muita dúvida é que este vem com sistema operacional Fire OS 3.0 ( que não sei se é melhor que o ANDROID? e se continuaria compatível com S3 !?!?)…Desculpe se eu estiver misturando detalhes que não possuem ligação direta. Gostaria de ter a sua opinião sobre qual seria a melhor opção?? Agradeço desde já pela atenção… Obrigado Eduardo

    Responder

    • Admin comment by jaime · 9 de dezembro de 2013 às 7:48

      Cara, não tenho grandes conhecimentos sobre os Tablets no mercado, apenas conheço os que tive ou tenho…
      Mas posso te dizer uma coisa, o Fire OS nada mais é do que um android personalizado para o Kindle Fire, em outras palavras, é android sim, então quanto a isso não precisa se preocupar. Uma coisa a se levar em conta é que a Amazon não deixa você instalar os apps comprados na Play Store da Google, você tem que comprar na loja da própria Amazon, a menos que você faça um jailbreak (desbloqueio) no seu Kindle Fire… Ainda assim é um ótimo tablet.
      Acredito que o melhor android deva ser o da Samsung mesmo, que aparentemente é o que tem investido mais nesse mercado, mas pelo preço, é melhor viajar pros EUA e comprar lá mesmo, mais barato, e de quebra faz uma viagem. ^__^
      Você pode encontrar ótimas dicas neste podcast: http://www.garotasemfio.com.br/podcast/
      Boa sorte.

      Responder

  • Cainara Mendes · 24 de junho de 2014 às 12:54

    Boa tarde.

    Jaime preciso da tua ajuda.
    Tenho o kindle fire hd 8.9 e consegui desbloquear e instalar o Market, mas agora dá sempre a mensagem oi google play serviços foi interrompido.
    Que faço? Ajuda me

    Responder

    • Admin comment by jaime · 24 de junho de 2014 às 18:54

      Olha, infelizmente você vai der que pesquisar no google e nos foruns pela internet, pois eu nunca mexi no 8.9 e já faz um tempão que não tenho meu Kindle Fire. E sempre que for procurar algo sobre jailbreak, fique bem atenta à versão do seu android, e do seu kindle pra não ter um resultado inesperado. Uma boa saída pode ser você tentar dar um master reset nele, pra voltar às configurações de fábrica. Espero ter sido útil de alguma forma. 😉

      Responder

Leave a Reply

<<

>>

Theme Design by devolux.nh2.me