Escolhendo um framework PHP

4 years ago by Jaime Neto

Desde que comecei a trabalhar com programação que me interessei por ferramentas que pudessem auxiliar no meu trabalho, seja para agilizar o processo de desenvolvimento, ou para melhorar a qualidade do código. Logo no início me chamaram atenção os CMS como o Joomla, Drupal e Wordpress, e posteriormente os frameworks.

Minha história com frameworks começou quando comecei a trabalhar na UFPB , em 2007, no projeto da UFPB Virtual, de cursos à distância. Precisava desenvolver um sistema para possibilitar a integração do Sistema de Controle Acadêmico com o Sistema de Ensino à Distância (Moodle). Foi aí que conheci o Zend Framework, em sua primeira versão. Um dos primeiros frameworks PHP, que parecia uma maravilha diante do que tinha visto até então, pois englobava várias ferramentas em uma só, dentro de um padrão pré-definido por uma empresa consolidada. Ter esse conhecimento no meu currículo, sem dúvida, me abriu várias portas.

Me aprofundei neste framework, usando-o em vários projetos, a ponto de fazer a certificação em 2012. Neste meio tempo, vi diversas outros frameworks surgirem e ganharem espaço na comunidade, como o Symfony, o CakePHP, o Code Igniter e o Laravel. Até que saiu a segunda versão do Zend. Ele veio tão diferente de sua primeira versão, que nem parecia a mesma ferramenta, e as críticas não foram muito boas. Principalmente levando em conta outros frameworks que estavam se destacando por sua praticidade ou performance, que deixavam o Zend pra trás nessa corrida.

Depois de um tempo, acabei experimentando outros frameworks menos conhecidos, que traziam propostas diferentes, como o Phalcon e o Adianti. E resolvi estudar um pouco dos outros já consolidados. Entre eles estavam o Symfony, que é um dos pioneiros junto com o Zend, e a terceira versão do Zend.

A ideia era fazer um estudo comparativo entre alguns desses frameworks, implementando em todos eles um mesmo projeto. Depois veio a ideia de transformar esse estudo em um livro. Em 10/11/2019 dei uma palestra no 1º PHP Day, apresentando os resultados dos meus estudos até então, e expondo minha ideia de lançar um livro.

Posteriormente, pensei melhor sobre isso, e achei melhor lançar um livro para cada framework. Isso facilita para mim o trabalho de atualizar o conteúdo quando saírem novas versões dos frameworks, além de poder ir lançando, aos poucos, novos livros para novos frameworks que eu vá estudando, e, para os leitores, torna possível escolher quais frameworks desejam estudar, além de deixar mais prático de levar o livro do framework que está estudando, sem a necessidade de carregar tudo de uma vez num livro mais pesado.

O resultado disso tudo foi a criação da coleção Escolhendo um Framework PHP, criada para auxiliar programadores PHP na tarefa de decidirem qual das ferramentas, entre tantas existentes atualmente, é a mais adequada para seu projeto. Por enquanto, lancei quatro livros: Laravel, Phalcon, Symfony e Zend Framework 3. Outros poderão ser lançados futuramente.

Criei uma página para a coleção em jaimeneto.com/php-frameworks. Espero que gostem!

Comments