Não consegue aumentar a resolução do monitor?

4 months ago by Jaime Neto

Você comprou um computador novo, ou um monitor novo, e não consegue fazer com que a resolução dele fique boa? Bom, isso aqui não é um tutorial do que você deve ou pode fazer, mas sim, um depoimento do que aconteceu comigo, e como resolvi o problema.

A história começa quando decidi finalmente comprar algo que eu já almejava há bastante tempo: um monitor ultrawide. Depois de muita pesquisa, decidi por comprar o Husky Tempest de 34", pois foi o melhor custo-benefício que encontrei. A Husky é uma marca produzida pela loja Kabum, como fiquei sabendo depois de procurar saber mais pela marca, até então desconhecida pra mim. Pensei "Bom, a Kabum é uma loja bastante conhecida, já comprei coisas lá e nunca tive problema. Vou arriscar!". Comprei, e adorei. Funcionou tudo direitinho como eu esperava.

Recentemente, 1 ano depois da compra do monitor, senti a necessidade de trocar o meu computador por um mais novo. Aproveitei que estava chegando a Black Friday, comecei a pesquisar. Fiz bastante pesquisa e decidi por um notebook Dell Inspirou 15 3530 bem parrudo. A configuração estava muito boa, e o preço bem abaixo de outros notebook com uma configuração semelhante, então, vamos lá! Comprei e adorei!

O problema, é que neste notebook não conseguia configurar meu monitor Husky para ficar com uma configuração boa (3440 x 1440 a 144hz), ele só pegava 1920 x 1080 a 60hz, que além de ser uma resolução muito baixa para o tamanho do monitor, se tratando de um monitor ultrawide, ficava toda distorcida também... Troquei o cabo HDMI, tentei outra entrada do monitor, tentei mexer nas configurações, e nada... Então meu pensamento foi "O Windows não deve ter reconhecido o driver do monitor, e colocou um genérico qualquer". Até que fui atrás do driver oficial do monitor, e aí começou toda a minha frustração...

Entrei no site da Husky em busca do driver, e pra minha surpresa, tinha driver de todos os outros produtos, mas não do monitor. Procurei em outros lugares na internet, e nada. Entrei em contato com o suporte da Kabum, e... que decepção! A atendente não sabia nem o que era um driver. Começou a falar que "pra troca de peças tem que falar com outro setor" etc. "Minha querida, tudo que eu quero é um link para baixar o arquivo do driver que faça o meu monitor funcionar corretamente!". Não adiantou. Reclamei através do site da Magalu (que foi onde comprei o monitor), e eles responderam, depois de muito vai-vem (além de muito estresse e frustração) que não existem drivers para o monitor.

Ainda fiz outras tentativas de resolver: o outro computador que uso pra trabalhar (que uso Ubuntu) funcionava corretamente o monitor, então fui ver qual o driver que ele usava, procurei pra ver se achava ele para Windows. Nada. Então tive a ideia de entrar em contato com o suporte da Dell, afinal, quem sabe eles não conhecem uma solução para o problema, né? Outros clientes podem ter passado por isso já...

Ao contrário da Kabum, o suporte da Dell é excelente, eles realmente fazem de tudo pra tentar resolver seu problema. Segui todas as orientações do atendente, mexi em configurações, até repeti outros testes que já havia feito e nada... "Amigo, fiz tudo que você falou, e a resolução continua com 1920 x 1080", e foi aí que veio a bomba: "Ah, mas esse seu computador só consegue no máximo essa resolução mesmo!". Minha revolta foi sem tamanho! Não era possível que nos dias de hoje, quase em 2024, um notebook novo, parrudo como esse, só conseguisse no máximo uma resolução baixa assim! Como pode? Depois de horas falando com o suporte, mexendo em tudo que é coisa, culpando o monitor, o cabo, o driver, e no fim era uma limitação do notebook? Eu não consegui acreditar, já estava a ponto de devolver o notebook, pedir o dinheiro de volta, dizer adeus e nunca mais para a Dell e partir para outra marca! (Não pediria desculpa à Kabum, porque o atendimento foi péssimo mesmo... Mas no fim, a culpa não era do monitor). Seria inaceitável, pagar tão caro num notebook novo, já pra não ter dor de cabeça, e ter minha experiência de trabalho piorada, fora todo o estresse e frustração!

Mas não me dei por vencido. O notebook tem duas placas de vídeo, uma integrada (Intel Iris Xe) e uma dedicada (NVIDIA GForce MX550). Olhei nos sites das marcas as especificações e elas não tinham essas limitações. Por que então o notebook teria? Voltei a procurar nos fóruns, só que agora com outro foco: como fazer o notebook Dell aceitar uma resolução mais alta com um monitor externo. Alguém sugeriu um downgrade do driver, não funcionou comigo. Até que encontrei a seguinte sugestão: em vez de usar o HDMI, usar a saída USB-C com um adaptador para DisplayPort, e ligar na entrada DisplayPort do monitor!

Confesso que nem imaginava que a saída USB-C servia para saída de vídeo, mas, comprei o adaptador na esperança de não precisar passar pela dor de cabeça que é ter que ir atrás de devolver o notebook e pedir devolução do dinheiro e... Finalmente!!! Funcionou direitinho! A resolução do jeito que eu queria!

Então, deixo aí o depoimento e as seguintes conclusões:

  • Sobre a Kabum e Husky: Tem bons preços, bons produtos, mas espere um péssimo pós-venda e um suporte totalmente despreparado.
  • Sobre a Dell: Bom notebook, bom pós-venda, bom suporte, porém, não tão bem preparado, pois deram informações equivocadas.
  • Sobre a USB-C: Tenha em mente como uma possível solução de vários problemas, depois dessa, descobri um mundo enorme de adaptadores pra um monte de outros tipos de cabos e conexões, que talvez sejam a solução para outras questões.

Comments