Usando mp3 como toque do iPhone

10 years ago by Jaime Neto

Pois é, estou cada vez mais virando um usuário das coisas da Apple. Mas as mesmas críticas que eu tinha da empresa eu mantenho, que não são grandes, mas que vez ou outra são um incomôdo, e que em aparelhos Android não existem. São eles:

Bluetooth difente, que só se conecta com outros aparelhos da Apple, e que não serve pra transmissão de arquivos (a menos que você encontre algum aplicativo que faça isso...); Conector diferente, que, apesar de ser muito bom, existem vantagens em usar um padrão que é usado em todos os outros aparelhos; Dependência do iTunes pra copiar arquivos pros dispositivos, que por sinal... ô programinha ruim, viu! Como pode, a Apple, que faz as coisas tão simples fazer algo tão incrivelmente pouco intuitiva e pouco prática?

Bom, mas a qualidade dos aparelhos (hardware) e do sistema operacional e aplicativos ainda fazem valer a pena ter um Apple, sem dúvida.

Uma das coisas que me incomodou bastante foi não poder usar um mp3 como toque do celular de uma forma prática, como eu fazia no meu Xperia. Até que, pesquisando no "Google é meu pastor e nada me faltará", encontrei uma forma de fazê-lo! Eis os passos:

No iTunes (sim... tem que usar essa bagaça...) escolha a música que você deseja usar como toque; Clique sobre ela com o botão direito do mouse, serão exibidas algumas opções, clique em "Obter Informações"; Clique na aba "Opções", veja que há dois campos para definir o início e o fim da música escolhida, isso porque a Apple só permite toques com até 30 segundos, edite esses campos e clique em OK; Clique novamente com o botão direito do mouse sobre a música para exibir as opções, e clique em "Criar versão AAC". Um novo arquivo será criado com a extensão .m4a; Arraste a música do iTunes para sua área de trabalho ou qualquer pasta que preferir; Renomeie o arquivo para alterar a extensão dele para .m4r, que é o formato usado para os toques (Se você está usando windows e a extensão do arquivo não estiver sendo exibida, vá em Painel de Controle > Opções de Pastas e desmarque "Ocultar extenções dos arquivos"); Arraste o arquivo renomeado para dentro do iTunes; No iTunes, clique no canto superior direito onde tem o nome do seu aparelho para onde deseja enviar o toque; No menu superior, clique em "Toques"; Deixe marcado a caixinha de "Sincronizar Toques", e escolha pra sincronizar "todos os toques" ou "toques selecionados". Caso escolha o segundo, escolha a música em questão; Clique em sincronizar; Pronto, agora você pode ir no seu aparelho e selecionar o toque adicionado!

Nada prático né? Pois bem... é disso que eu falo em minhas críticas à Apple, mas, pelo menos nesse caso, é possível de fazer, ainda que complicado.

Aproveitem! :)

Comments